segunda-feira, 4 de julho de 2011

estatística

A Estatística é o ramo da Matemática responsável por métodos e técnicas de pesquisa envolvendo experimentos, coleta de dados, processamento, representações gráficas, análise e divulgação das informações.

O crescente aperfeiçoamento e desenvolvimento da estatística no decorrer da história sempre visaram à melhora nos processos de obtenção e recolhimento de informações, permitindo o estudo adequado de diversos fenômenos, fatos, eventos e ocorrências nas diversas áreas do conhecimento humano. Portanto, a estatística tem como objetivo principal fornecer ferramentas que ao serem utilizadas permite lidarmos com situações sujeitas a incertezas.

Os povos da Antiguidade utilizavam das técnicas estatísticas a fim de obter informações sobre o número de habitantes, riquezas, casos de doenças, entre outras situações que levassem ao enfraquecimento do poderio militar dos povos. Os governantes passaram a realizar pesquisas estatísticas referentes às variáveis econômicas: comércio, alimentos, produção de bens, exportações de produtos entre outras.

No Brasil, órgãos como o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e instituições como a FGV (Fundação Getúlio Vargas) têm por objetivo a coleta, análise e divulgação de informações relacionadas ao meio político, econômico, social, segurança, educacional, saúde e diversos ramos da sociedade.
Os levantamentos estatísticos são divulgados em jornais, Internet, noticiários de televisão e revistas, comumente possuem relação direta com a vida das pessoas, pois envolvem temas relacionados a hábitos da população em geral.

ARTIGOS DE "Estatística "

Nenhum comentário:

Postar um comentário