segunda-feira, 4 de julho de 2011

construção de grafico de setores

Matemática

Como construir um gráfico de setores?

Antonio Rodrigues Neto*
Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação

Introdução

O gráfico de setores sempre aparece nos jornais e revistas como instrumento de análise e de interpretação da informação. Saber construí-lo, por meio da aplicação de vários conceitos matemáticos, é importante para melhorar a interação com as informações divulgadas na mídia impressa e, também, aperfeiçoar a utilização desse tipo de recurso.

Objetivos

Mostrar os procedimentos e os conceitos que são aplicados para a construção de um gráfico de setores. Retomar os conceitos de ângulo e de porcentagem, relacionando-os como recursos na construção desse tipo de gráfico.

Estratégias

1) Apresentar aos alunos um conjunto de dados por meio de uma tabela, discutindo as possibilidades de como organizá-los para análise e interpretação:
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2) Retomar o conceito de fração como um recurso de interpretação para comparar a incidência dos tipos de medidas que estão sendo investigados:
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3) Transformar cada fração que indica a incidência de cada produto em porcentagem:
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4) Pedir para os alunos imaginarem cada fração (ou a respectiva porcentagem de cada produto) como fatias de um bolo circular. Qual é maior fatia? E a menor?

5) Pedir para os alunos representarem o bolo por meio de um círculo e orientá-los para que utilizem estimativas (com o objetivo de dividir o círculo em fatias proporcionais, relacionando-as à porcentagem de cada produto do nosso exemplo). Discutir sobre a utilização desse tipo de desenho como recurso para ilustrar a distribuição de um conjunto de dados.

6) Retomar o procedimento da regra de três (para um cálculo mais exato da quantidade de graus que corresponde a cada uma das fatias que representam os produtos):
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7) Utilizando o transferidor e o compasso, mostrar para os alunos a construção do círculo. Representar o bolo com as respectivas fatias (agora divididas de uma forma mais precisa). Pedir para os alunos identificarem as fatias escrevendo o tipo de produto com a respectiva legenda. Sugerir que utilizem lápis com cores diferentes:
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8) Discutir sobre a utilização desse tipo de desenho como recurso para ilustrar os dados que são apresentados em tabelas. Apresentar o gráfico de setores introduzindo também uma legenda para as respectivas porcentagens.

9) Pedir para os alunos pesquisarem em jornais, revistas e na internet notícias que sejam ilustradas com gráficos de setores. Depois, devem apresentar o resultado da pesquisa para toda a sala de aula.

Atividades

Propor que os alunos se organizem em grupos e façam uma pesquisa sobre o gênero de música mais apreciado na escola. Depois, devem organizar os dados em uma tabela e, a seguir, apresentar as porcentagens em um gráfico de setores.

*Antonio Rodrigues Neto, professor de matemática no ensino fundamental e superior, é mestre em educação pela USP e autor do livro "Geometria e Estética: experiências com o jogo de xadrez" pela Editor

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