domingo, 3 de julho de 2011

Calculo da Área do Qudrado e Triangulo

»


  • Área do Triângulo





  • Área do Triângulo
    O triângulo possui inúmeras aplicações cotidianas

    Dentre os estudos da Geometria, o triângulo consiste na figura plana mais simples. Além de ser a mais simples, é a mais importante de todas, pois possui várias aplicações perante as situações ligadas ao cotidiano.
    Em meio às várias aplicações do triângulo podemos citar a sua utilização em estruturas de sustentação. Observe a presença de triângulos na estrutura dos objetos a seguir:

    Figura I                                          Figura II


    As imagens demonstradas utilizam o formato triangular na sua composição. A figura I representa uma coluna de sustentação, e a figura II a armação do telhado de um galpão. Em virtude de sua importância mostraremos o cálculo de sua área.

    Para calcularmos a área do triângulo utilizaremos o cálculo da área do quadrado. Sabemos que, para calcular a área do quadrado temos que multiplicar a largura pelo comprimento.

    Área do quadrado: 4 m x 4 m = 16 m²


    Se nesse quadrado traçarmos uma reta unindo dois vértices, construiremos dois triângulos. Veja:


    O quadrado de área igual a 16 m² fora repartido em dois triângulos iguais, os quais podemos dizer que possuem área igual a 8 m² cada um. Dessa forma, temos que a área do triângulo é a metade da área de um quadrado. Veja como seria o cálculo da área do triângulo, independente da existência do quadrado:



    Observe os seguintes exemplos:





    Por Marcos Noé
    Matemático
    Equipe Escola Kids

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário